Dados abertos da plataforma Rede Cultura Viva
A Rede Cultura Viva é o conjunto de Pontos e Pontões de Cultura, organizações governamentais e não governamentais, lideranças, gestores, coletivos, grupos, povos e comunidades tradicionais, iniciativas urbanas e rurais, movimentos artísticos, culturais e socioeducativo, coletivos e redes, que atuam pela promoção e fortalecimento da cultura.
A auto-declaração de entidades e coletivos culturais como pontos ou pontões de cultura deverá ser iniciativa da sociedade civil, e cabe ao Ministério da Cultura, estados e municípios oferecerem estímulo, apoio e instrumentos para que, a partir desta iniciativa de auto-declaração, as entidades e coletivos possam ser certificados e reconhecidos como pontos ou pontões de cultura, conforme previsto na Lei Cultura Viva e em sua regulamentação.
A plataforma Rede Cultura Viva é a interface digital do Cadastro Nacional dos Pontos e Pontões de Cultura, instrumento previsto na Lei Cultura Viva. A Certificação Simplificada como Ponto ou Pontão de Cultura, através da Plataforma Rede Cultura Viva, será um processo seletivo simplificado, aberto permanentemente em fluxo contínuo, destinado ao reconhecimento de entidades e coletivos culturais como Pontos ou Pontões de Cultura.
O formato padrão dos arquivos é JSON, mas é possível consultar outros formatos utilizando o parâmetro @type na URL, por exemplo uma consulta cujo formato de resposta será HTML:
http://culturaviva.gov.br/api/space/find?@select=id,name&@type=html
Os formatos disponíveis (e texto para incluir após o parâmetro @type) são:
html;
json; e
excel.