Filmes e sessões da Programadora Brasil

A Programadora Brasil nasceu em 2006, como um programa estratégico da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, sendo realizada até fevereiro de 2013, juntamente com a Cinemateca Brasileira e o Centro Técnico Audiovisual (CTAv). No período, a Programadora Brasil construiu um catálogo com 970 filmes e vídeos de todas as regiões do país, organizados em 295 programas (DVDs), contendo encartes, valorizando a diversidade e as informações sobre o cinema brasileiro.

São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros (animação, documentário, experimental e ficção), que contam histórias do imaginário brasileiro e dos seus autores e que mostram a nossa realidade em seus diversos aspectos. Cabe ressaltar, também, que 42 programas (DVDs) contêm títulos com recursos de acessibilidade (closed caption e audiodescrição).

O objetivo primordial de democratizar o acesso às produções recentes e aos filmes que são representativos da nossa cinematografia e estão fora do circuito de exibição foi ampliado significativamente. A difusão não comercial em espaços administrados por prefeituras e suas secretarias, centros culturais, escolas e universidades, grupos de cinéfilos, empresas, organizações sociais e muitos outros coletivos de todo o país foi fortalecida, contribuindo para promover o encontro do público com o cinema brasileiro, para formar plateias e fomentar o pensamento crítico em torno da produção nacional.

No final de 2012, a Programadora Brasil contava com mais de 1.658 instituições associadas, que representavam cerca de 1.848 pontos de exibição audiovisual. Esses associados estavam em mais de 850 municípios, espalhados por todos os estados e o Distrito Federal. Assim, o conteúdo da Programadora Brasil chegou a mais de 15% dos municípios do país, com a seguinte representação: 33% no Nordeste, 35% no Sudeste, 14,5% no Sul, 9,5% no Centro-Oeste e 8% no Norte.

Através do site programadorabrasil.org.br, que se encontra fora do ar, era ofertado o serviço onde pontos de exibição podiam se cadastrar e se habilitar para sempre receber um conjunto de DVDs com obras licenciadas para exibição sem fins comerciais.

As atividades do Programadora Brasil se iniciaram em 2007 com uma seleção de 126 títulos e foi crescendo ao longo do ano.

As tabelas disponibilizadas aqui trazem informações sobre as sessões realizadas, os filmes disponibilizados e o público atingido em cada sessão.

Dados Disponíveis Filmes: Lista de obras disponíveis no catálogo do projeto Sessões: Lista das sessões realizadas, com a informação de púiblico por sessão e nome e localidade do ponto de exibição SessõesXFilmes: LIsta das sessões realizadas cruazada com os filmes exibidos na sessão (uma sessão pode exibir mais de um filme).

Data and Resources

Additional Info

Field Value
Last Updated January 25, 2022, 16:21 (UTC)
Created January 25, 2022, 16:17 (UTC)